terça-feira, 31 de março de 2015

Esta porra de se estar grávida...









Esta porra de se estar grávida!!!!!

Este fim-de-semana na revista Visão da última quinta-feira, vinha uma espécie de artigo onde divagavam de forma calorosa e investida sobre a tal de rede social para grávidas que dá pelo nome de Preggie!

Vou resumir os pontos principais acentuados que justificam, segundo João Costa responsável pelo texto, a existência desta rede social disponível para iPhone’s e Android’s ( se não tiver este tipo de equipamento, esqueça lá isso e assuma a solidão da sua gravidez):

- Partilha de informações sobre o tema;
- Partilha de dúvidas e preocupações;
- Facilitação do dia-a-dia de futuras mães;
- Partilhar fotos;
- Comentar;
- E enviar mensagens privadas.

Desculpem-me a sinceridade mas, não consigo compactuar com isto!

A gravidez é, claramente, muito mais um estado de desgraça do que de graça sobretudo pela batalha naval, grande guerra, guerra colonial, todas as guerras possíveis de serem lembradas que vão nascendo e crescendo através da conquista do corpo de qualquer grávida pelas tão conhecidas hormonas.

O nosso cérebro tomado de assalto por tudo isto, vive momentos extraordinariamente incríveis seja do ponto de vista positivo como negativo! Passamos de um estado pleno de felicidade para outro cheio de  angústias, medos, ansiedades completamente insuportáveis! Cremos em tudo aquilo que nos dizem, não nos dizem e até achamos que ouvimos dizer; tudo é bebido de forma insaciável e entranha em nós como algo inquestionável mesmo que o nosso médico nos garante que não, que não é bem assim, que há uma baixíssima probabilidade de acontecer e como tal temos que viver o momento de forma plena!

Como assim??? Tá louco?? Então ainda ontem no tal de Preggie alguém postou isto e aquilo e depois aquilo e diz que não é nada? E aquela com o mesmo tempo de gravidez que eu diz que o bebé já mexe e o meu não??? Como é possível? Diga-me que está tudo bem!!! E aquela que enjoa o tempo todo? Eu não, é possível? Será que está tudo bem? E a outra que vai fazer cesariana? Porque o meu tem que ser de parto normal? Mas , oh, Dr. explique-me lá o que é isto de antecipar o parto? Há quem diga que não, que a natureza é que deve comandar e o Sr. está a dizer-me que vamos ter que antecipar o parto porque assim tem que ser??? Preciso de respostas!!!

Nossssssssssaaaa!!! Não compactuo com isto!! Pronto(s)!!!!!

Adorei estar grávida, apesar da ninha guerra diária contra os medos e angustias que às vezes me assolavam os dias!!! Já lá vão uns aninhos! Vivi os nove meses partilhados com amigas, mães recentes e sobretudo com a minha mãe, ela, bem entendida de estas coisas relativas a ansiedades de grávidas; conversei pessoalmente com colegas de trabalho que me encontravam e comentavam as suas próprias gravidezes; não existiam fotos de rostos distorcidos pelo líquido amniótico nem simples, nem a 3d; haviam ecografias de segurança, exames rotineiros  e havia o ouvir o simples do bater do coração; mesmo o saber o sexo do bebé era irrelevante; eu própria não quis saber se era rapaz ou rapariga; preferi esperar pela surpresa do momento;  havia, isso sim, partilha simples de quem regista verbalmente o acto mais simples e normal de todo o ser humano: o continuar da espécie;  

Note-se: não condeno o avanço da ciência e a possibilidade de acompanhar de forma mais cuidada todo o processo durante a gravidez, pelo contrário; agora, este tipo de iniciativas que surgem assim pintadas a cores para serem apelativas a quem consome , deixam-me sempre desconfortável perante o potencial desregular de emoções gravídicas.

Bom, vamos ver o que nos reserva esta nova aplicação mas, futuras mães, resguardem-se de informações postadas unicamente por experiências pessoais. Lembrem-se que durante 9 meses quem vos controla são as hormonas que triplicam ou mais, os sentires; e que cada gravidez é única; guardem as dúvidas e as conversas para o médico que vos acompanhar e deixem o resto surgir de forma natural e desafiante…

Eu, não grávida mas já com a experiência vivida, vos respeito…

mp&c




2 comentários:

  1. Não estou nem nunca estive grávida... (apesar de um dia esperar ter essa fase na vida), mas acredito que seja uma experiência muito pessoal e única, que cada uma vive de forma diferente. Muitas vezes as redes sociais assustam com o excesso de informação. Como em tudo na vida, quanto mais informação temos - sobretudo do que pode correr mal - mais assustados ficamos. No entanto, também tem o seu "up side", partilha de experiências, emoções positivas...talvez essas pessoas se sintam mais acompanhadas, de alguma forma; talvez seja uma nova forma de viver as coisas, hoje em dia a tecnologia está a revolucionar a forma como vivemos a vida, e ao que parece está também a incluir a gravidez... bom, cada um sabe de si. ;)

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Cláudia Dias!!! Mil desculpas pela minha ausência de resposta ao seu comentário tão pertinente e com o qual eu concordo inteiramente!!
      O nosso reinventar diário na vida, num mundo onde todos os dias as novidades tecnológicas proliferam é um feito, no mínimo heróico ;-) !!!!
      O meu receio é o uso e abuso de ferramentas que às vezes mais do que ajudar, "desajudam"...
      Um beijinho e obrigada pelo seu comentário...

      Eliminar