quinta-feira, 26 de junho de 2014

A complexidade do vinho tinto na minha vida...








Todos nós sabemos o papel de relevo que o vinho tem vindo a desempenhar em todas as civilizações. 

“Fruto da videira e do trabalho do homem” , o “Sumo dos Deuses”, “essência da própria vida”, “Sangue de Cristo” , “Companheiro na solidão”, vem todo ele repleto de uma simbologia, tornando-se fonte de lenda e misticismo na nossa literatura!

Em qualquer conto de Eça de Queiróz,  Aquilino Ribeiro ou Antero de Quental, não há nenhum capítulo que não coloque o vinho, enquanto personagem importante,  num bom momento de tertúlia, nas mãos de alguém ou, que o use, para justificar dramas ou histórias de amor nos romances da época.

Nos romances da actualidade que proliferam pelas montras das livrarias, também o vinho viaja pelos capítulos dos livros . Ele  justifica: um encontro, um jantar, um festejar, um chorar, enfim, elemento essencial  para regar os afectos ou, desafectos do enredo!

E o vinho em mim? Também tem um papel de relevo!!!!!!

Reconheço: paixão recente! E quando digo recente, terá por aí, dois, três anos… neste hiato de tempo, já passou de paixão a verdadeiro amor, convenhamos… se continuasse paixão, eu já teria sucumbido nesta relação. Como dizem os entendidos na área dos afectos , a paixão tem um período de duração curta! Se assim não fosse, a humanidade estaria em perigo, morreríamos todos porque não aguentaríamos durante muito tempo esse estado em que , não se dorme, não se come, não se respira, não se vive,  só se fica neste estado de, tudo ou nada!!

Mas voltemos ao meu romance pelo vinho! 
Assumo! Adoroooooooooo o meu copo de vinho tinto diário, à noite! E não pode ser qualquer vinho! Tem que ser aquele vinho, que me levita e me suporta na imensidão das danças das castas que emergem a cada trago que, delicadamente, eu deixo invadir os meus lábios, o meu palato!
E não preciso ter aquele prato gourmet que justifica este ou aquele vinho especial a acompanhar! Só preciso de mim e de um copo que me deixe cheirar, sentir e embebedar no seu aroma…

Depois, é deixar-me ir no embalo e adormecer  nos braços de Baco…

Gosto de vinho, porra!!!!!


mp&c


Sem comentários:

Enviar um comentário