sábado, 21 de junho de 2014

Entre o rural e o citadino...



Entre o rural e o citadino…

Já há algum tempo, pelo menos desde que oiço falar sobre este evento, que me subia a curiosidade de visitar a iniciativa de um dos maiores supermercados do nosso país, o Continente  - “ O Mega Picnic!”!
Num espaço de vivência rodeado de cimento, carros e afins, achei interessante esta ideia de trazer até à cidade uma realidade rural desconhecida pela maior parte das nossas crianças, adolescente e até de alguns adultos que, sem darem por isso, o manifesto e claro de prateleiras no supermercado, era o único contacto com estas dádivas da natureza: quem põe os ovos são as galinhas; as cabras fazem mééééé; os pintainhos são as galinhas assim , pequeninas; a cenoura é, claramente, uma raíz; a batata é um tubérculo subterrâneo; o leite vem das vacas; etc…etc…

E então, depois de uma noite verdadeiramente cúmplice entre  eu e a  minha filha, esquecidas das obrigações expectáveis , voámos, desafiando o tempo, para o Coliseu dos Recreios e assistimos a um espectáculo delicioso: Maria Gadú ao vivo… A noite prolongou-se e já chegámos de madrugada a casa enquanto o marido e pai, dormia a sono pesado…
Deitei-me com a ideia de que, logo pela manhã, cedo, quando o meu marido acordasse e desperto, me desse o toque da realidade habitual do sábado, eu lhe dissesse, com verdadeira coragem pelo imprevisto na rotina de um lar tipicamente português, talvez justificada aos seus olhos  pela impressão, de que,  eu continuaria no mundo dos sonhos:

- Bora lá ao tal de Continente na Avª da Liberdade?
- Como assim? Abriu algum supermercado nesse espaço em Lisboa ou, sonhaste? Vamos ao sítio habitual para as compras da semana…
- Não… não… Gostava de ir ao evento do Continente lá por Lisboa…

Olhou para mim com aquele ar de que só a mim me surgiria tal ideia e ( como sempre faz) com um olhar de condenado à inevitabilidade de que mesmo não querendo ir, iria, de tal ordem a sua percepção é clara, relativamente ao meu poder inebriado de o convencer ,  respondeu:

- Ok vamos, mas agora!! Logo pela manhã que eu detesto confusões! ( pelo menos assim ficou com a ideia de que quem decidiu foi ele… :-) )
E fomos!!!!

E gostei mesmo daquela “porra”!!! Como dizem os brasileiros ( deve ser da influência brasileira da noite de concerto): que “porreta” de  “Mega picnic”!

Ainda cedo, antes das 10h00, lá fomos nós, percorrendo a Avª da Liberdade desde o Marquês de Pombal aos Restauradores, ao som de memórias auditivas e visuais campestres, olhando deliciosos os repolhos,  as couves roxas , o feijão verde, laranjeiras, as ervas aromáticas, os tomateiros com os respectivos tomates,  as vacas, os porcos, lagos artificiais para os patos, os coelhos, enfim, uma verdadeira quinta à moda antiga, trazida para o meio da cidade!!
Os meus parabéns pela iniciativa e pela organização, verdadeiramente, conseguida!

Afinal de contas, mesmo ao lado de lojas requintadíssimas como a Michael Kors, Armani, Louis Vuitton, Gucci, repletas de fragâncias delicadas e sinuosas, quem ganhou mesmo hoje  foi a essência do campo , concentrada no cheiro-verde trazido pelas memórias da minha infância!

Eta, manhã porreta!!!!!!


mp&c


Sem comentários:

Enviar um comentário