terça-feira, 5 de agosto de 2014

Quando eu for grande, quero ser professora...



Há dias, escrevi um texto tocando a mesma temática referente à luta dos professores devido à Avaliação Educativa mas, focando também a forma abusiva com que a nossa juventude usa e abusa do calão, seja em que circunstância for.

Hoje, apetecia-me colocar exactamente o mesmo calão neste texto mas, contive-me!! Contive-me mesmo, acreditem!!!!

Ora leiam lá e digam-me se, a cada travessão, não apetece colocar umas porras à maneira, umas merdas por acréscimo e, uns c@r@!los por irritação?
Eu não digo que, meia volta, volta e meia, não dê por aqui uns erros ortográficos ( fico furibunda e autoflagelo-me até não poder mais quando isso acontece!!!!) mas, eu não sou professora e escrevo sobre o que me apetece, cuidando a escrita respeitando quem me lê !!!
Por isso, leiam lá este diálogo que eu própria escrevi!!! Não o ouvi em lado nenhum!!! Mas, apeteceu-me fantasiar  um diálogo entre duas mães perante noticias como estas!

- Viste os resultados das provas efectuadas pelos professores?

- Vi! 1473 não conseguiram chegar ao patamar mínimo dos 50%!

- De 10.220 docentes que realizaram a prova, 1500 professores, chumbaram!

- Incrível  este resultado!! Tens filhos ? Estou verdadeiramente preocupada!

- Repara, segundo o Expresso, 15% chumbaram na prova, outros tantos passaram à justa com valores entre 50% e 59% e apenas uma minoria 4,2% conseguiu uma pontuação acima dos 90%. Bom, apesar de perceber a contestação da classe, fiquei verdadeiramente incomodada com estes resultados!

- E nota, no cuidado com o  Português na escrita, 15% dos professores cometeram cinco ou mais erros! Estou estarrecida com isto!

Também eu! O que vale é que a minha filha já está no último ano da Faculdade! Mas,recordo-me muito bem do susto que eu apanhei , quando ela saiu do Colégio privado no 9º ano e foi para a escola publica no 10º ano  e a explicadora de Filosofia telefonou-me, aflita, devolvendo-me   o quanto ela estaria muito mal preparada a Português o que a impediria, naturalmente, de entender toda a matéria relativa à disciplina de Filosofia!!

É, ou não é,  dia de puxar todo o calão  que está aqui enraizado, bem no fundo de nós, castrado, calado, porque temos maneiras ou, uma mãe como a minha,  perante estes números noticiados???

mp€c




Sem comentários:

Enviar um comentário