terça-feira, 19 de agosto de 2014

Entre dramas e comédias, alguém há-de escapar...





A vida é composta de drama e comédia! Mais um cliché, admito!

Mas o que é um facto é que um bom drama prevalece na importância que se dá a estes dois lados da dicotomia drama/comédia!  Não há nada como um delicioso drama contado e recontado, com um lado artístico dramático que  faz de quem o conta o centro das atenções de quem o ouve!!! Vencer o Óscar do dramatismo contando os dramas  dos outros e até, os seus próprios,  é um verdadeiro estimulo no cenário mais deslavado e desenxabido de algumas  vidas, pressuponho!! E há muita gente por aí fazendo disso a melhor hora do seu dia, tendo em conta as postagens feitas no universo do  Facebook.

E depois, lá vem os gostos, isto é like's, debaixo das noticias mais escabrosas que se possam imaginar, digo isto do ponto de vista emocional, note-se: é o irmão que morreu e anunciam por lá a sua morte! ( por onde anda a dor discreta que leva a que se  pegue no telefone e se ligue às pessoas mais próximas de quem morre?); é o aniversário da morte da mãe que por acaso até já faleceu há mais de 20 anos mas que, vá-se lá saber porquê, importa relembrar a todo o mundo o acontecimento ( por onde anda a dor discreta e  a saudade sentida?) ; é a morte de um tio, que é dos tais que já nem se vê há tanto tempo quanto isso, que nem estava assim  tão presente  mas é matéria suficiente para de repente  os like's, isto é gostos, que andavam pelos 5, máximo 7, subam de repente aos 25, 30; e, pior ainda, com a desculpa desta rede que nos coloca em todo o lado abrangendo o maior número de pessoas, comunica-se o falecimento da pessoa por esta via! Desculpem, mas não consigo compactuar com este tipo de coisas! Ainda há dias coloquei no FB uma imagem que nos remetia para a saudade de receber uma carta! Ainda se pode fazê-lo! Até telegramas! Ah!!! e o telefone, o nosso e mais velho amigo, telefone!

Mas reparem, não é só o drama de quem posta é também o drama de quem "like" e que para complementar ainda mais este enredo dramático, não se inibe de colocar aquele tipo de comentários de fazer chorar as pedrinhas da calçada; e lá fica quem o lê e para quem é dirigido (fantasio eu, naturalmente), convencido de que afinal é amado por muita gente, pese embora esta sensação de solidão, de desafecto quase depressão ( exagero eu) , que o acompanha e que inconscientemente o leva a pedir desta forma "socorro"!

Se me perguntarem se isto é uma critica, é, PORRA!!! Claramente! Dramas, há por todo o lado na vida e a todos cabe ter o seu! Mortes de entes queridos, acontecem todos os dias por aí! O respeito por quem falece e por quem fica por cá mas não compactua com isto, está sujeito e prisioneiro de  um misto de egos carentes de atenção!

Porque não ficamos pela comédia?  No humor também se chora! Também se lamenta! Também se faz o luto! E também se respeita! Ah, velho povo este que ainda se mantém na palavra saudade, agarrado a ela com correntes de ferro!! 
Nada como o encontro com alguém que nos remete para este estar tão nosso, tão português:  

- Viva, como está minha querida? Está com tão bom aspecto!!!!
- Oh... vai-se andando, sabe! a vida não está fácil! O aspecto bom, é dos seus olhos, de certeza porque eu não me sinto assim!!!

É, apesar de tudo, entre "merdas, porras e c@r@!ho$  diários, os meus olhos insistem e vão insistindo  em ver sempre  o lado mais prazeroso e cómico da vida, porque para dramas, já basta os dos outros que insistem em serem vistos e sem pedirem licença estão constantemente a colocá-los debaixo do nosso olhar!

E um dia que eu tiver o meu próprio drama, será só meu e partilhado unicamente com quem eu quero, través dos velhos e sábios rituais familiares...

mp&c




Sem comentários:

Enviar um comentário