quinta-feira, 24 de julho de 2014

Voz ao meu medo de andar de avião…



O que vale é que este ano já fiz a minha viagem de avião...

Perdoem-me a partilha por aqui de um dos meus medos… tenho outros, mas, vivo muito bem com eles; fazem parte da minha realidade ; mas este último que, naturalmente, não me tem impedido de viajar as vezes que me apetece e me é possível , tem a ver com o viajar de AVIÃO!! Percebem porque falo nele, não percebem?

Dizem que é uma questão de controle, outros de medo da morte, medo do desconhecido (incerteza quanto ao destino e não é o destino da viagem, acreditem!)  outros  que tem a ver com vidas passadas, eu cá não me ralo com qualquer tipo de justificação ou explicação, eu assumo: tenho medo, ponto final!

Adoro a preparação da viagem e tudo o que antecede ao embarque: pensar o destino; organizar a viagem e, o momento exacto em que depois do check in feito, com horas de antecedência e tranquilidade, aguardo serenamente pela hora do embarque. Aí, pego no  meu velho Lexotan, emborco com uma garrafa cheia de água e começo a sentir que, literalmente, dei inicio à minha viagem…

E depois, lá entro mais descansada, naquele colosso que acho sempre que nunca vai conseguir despegar-se do chão , devido, naturalmente, ao efeito do químico e à certeza de que cumpri  todos os rituais que precederam obrigatoriamente o meu acesso ao "bicho":

-  A partir do aviso de embarque, entro em tudo o que sejam espaços diferenciados, com o pé direito;

- Tenho sempre que saber o nome do avião;

-  Tento sempre ver a tripulação, co-piloto e comandante, a partir daquela minúscula janela bem no bico do pássaro, como se isso me desse a confiança de, ao ver o rosto de quem conduz o monstro,  estar bem entregue;

- Confirmo se há crianças a bordo; acho sempre que Deus se compadece muito mais com o avião que leva crianças inocentes que não tem que pagar pelos erros dos adultos;

- Constato,  quando chego ao meu lugar , que é mesmo o meu lugar ;

- Benzo-me imediatamente a seguir ao arranque inicial do avião a fazer-se à pista para levantar voo.

- Bebo, logo que é oportuno, qualquer coisa que tenha álcool, para que, apesar de todos estes rituais, sempre que o avião abane e na minha fantasia esteja em vias de cair, isso possa acontecer de maneira absolutamente alucinante em que eu me veja numa espiral de alegria, vestida de Carmen Miranda ,cantando samba e bossa nova , aplaudindo de forma efusiva a minha morte! É lindo não é???? Nossaaaaa como enlouqueço com esta coisa de voar….

E então,  convencida de que não falhei nada, que controlei tudo ( coisa tão ilusória!!!), finalmente sento-me, aperto de imediato o cinto, que só desaperto quando tenho que ir ao wc ou, quando finalmente aterro no meu local de destino,  sem que antes, o avião não esteja claramente parado! E aí, respirando de uma forma profunda e  feliz da vida, brindo em silencio a mais esta conquista!

Tenho inúmeras situações engraçadíssimas, agora a esta distância, pelas quais passei e com as quais ainda hoje, em convívio de amigos, resulta em momentos divertidíssimos de boa disposição. Mas isso deixarei para outra altura!

Agora, garanto-vos que, o que mais tenho dito lá por casa estes últimos dias é: - Ainda bem que este ano já fizemos a nossa viagem!! É que eu gosto mesmo de viajar, apesar de tudo!!!!!

Reparem como nestes últimos dias, aliás, este ano, têm chegado  variadíssimas noticias sobre percalços e acidentes  de aviação, a acontecerem  quase diariamente pelo mundo, uns mais dramáticos que outros mas, mesmo assim, a sucederem e a alimentarem este meu lado mais medroso no que toca a este meio de transporte que eu sei e, disso eu tenho a certeza, pese embora os meus receios, que é o transporte mais seguro do mundo…

Ainda há instantes recebi um daqueles sms da SapoNews: “terceiro desastre aéreo em uma semana: avião da Air Algerie caiu com 116 pessoas a bordo”.E aquele que foi abatido – completamente impensável em pleno século XXI  haver uma guerra que tenha provocado este acidente aéreo - e o outro , que teve de aterrar de emergência e morreram também passageiros e, o outro da TAP ( da TAP, vejam só!!! Eu que só viajo na TAP!!! Outra mania minha) que teve que voltar devido ao problema no  reactor!!! Desculpem, não consigo escrever mais…. Isto está a tornar-se angustiante para mim…

O QUE VALE É QUE EU ESTE ANO JÁ FIZ A MINHA VIAGEM DE SONHO! Para o ano, espero ter  esquecido tudo isto!!!!!


mp&c

Sem comentários:

Enviar um comentário