terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Musicando-me!!!!!!





Adoro música!!! Sou indiferente ao género! Importa é que me coloque num espaço onde o ritmo, a batida, o som,  se infiltrem nos poros de mim feita pele e corpo e me transportem para a delicadeza de um passo mesmo que, pura ficção mental, assustadoramente incontido,  me eleve até ao cimo de cada nota da pauta!! Nossaaaaaaaaaaaaa como eu amo...

.... e depois, bom, depois evado-me deste lado do mundo cheio de um ruído calado e ao mesmo tempo surdo ao tom e, faço da música o meu verbo, logo, existo!!!

Venham as lembranças dos momentos vividos ao som de uma batida deliciosamente sentida... venham as memórias de um primeiro afecto feito Romeu e Julieta com uma banda sonora escolhida pelo mundo... venham os cheiros e sentires de uma dança feita doçura trémula, ao toque de uma  mão... 

Venham e venham e venham porque,

" a música é o verbo do passado, do presente e do futuro " da vida que é a minha... 


mp&c


sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Refém da minha carência!!!!




- Eu te amo!!
- Eu também!
- Porquê?
- Porquê o quê?
- Porque me amas?
- Porque te amo! Não chega?
- Não! Quero que me digas que me amas por isto, por aquilo, porque me desejas, porque sem mim não vives, porque não consegues respirar se eu não estiver junto a ti!
- Oh!!! lá estás tu!! Se eu não tiver ar não respiro, não é porque não estejas lá!!! Porque quer estejas, quer não estejas, eu amo-te à mesma!
- A sério?
- A sério!!!
- Porquê?
- Começamos de novo? Porque és claramente quem eu idealizei para mim!!
- Pois... vou fazer por acreditar! Porque eu, eu não vivo sem ti!! Quero-te comigo, sempre!! Preciso que me digas constantemente que me amas! Preciso de ti para respirar! Preciso de ti para me sentir viva! Preciso de ti para me amares, para que eu me possa amar então, também!!! Estou completamente em modo de paixão por ti!!!!
- Ok!!
- Ok??? é só o que sabes dizer?
- Eu te amo...
- Também eu!!!! Com as grades da paixão eu te prendo no meu coração...

mp&c


quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Morreu??? Pelo menos viveu!!!





Esta coisa das morte, seja ela de que maneira for, é fodida como a porra!!!

A aceitação da ausência definitiva de alguém sobretudo de quem amamos, é de tal ordem impensável e insuportável à vida de quem a vive,  que a morte ,  acaba por  ser sentida e vivida  como benéfica para quem, permanentemente moribundo, vai deixando lentamente dorido o espaço vazio na saudade de quem sofre, sofredoramente em silêncio, a  perene tristeza da separação...

Porra da morta!! Que a existir, seja unicamente a certeza da existência da vida...

Isto hoje está escuro para estes lados...

mp&c

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Mal entendeste?







Certo!! Concordo!!!
Como fazer para corrigir?

Primeiro, perceber que é claramente um mal entendido e partir para o esclarecimento de tudo, isto, se o outro(a) estiver receptivo a ouvir! Se não estiver, simplesmente, parta, fuja para bem longe que o que tem à frente não interessa! É preferível continuar no mal entendido!

Segundo, é mesmo um mal entendido! Das duas uma: ou interessa alimentar ou, interessa esclarecer!!

Fora isso, continuar a procurar esclarecer tudo na vida sobretudo, connosco próprios!!

- Oi!!!
- Oi!!!
- Sou um "mal entendido"!
- E eu um "esclarecimento"!
- Que fazes?
- Varro o lixo e reciclo o que pelo caminho vais deixando, e tu?
- Dou-te trabalho!!!


mp&c



segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Eu, a instrutora e o yoga!!!






Pronto!! Comecei!!

Esta coisa de trabalharmos numa profissão em que a postura constante é o "sentada", impõe uma tomada de consciência quanto à necessidade de exercício físico! Já tenho assumido por aqui a minha resistência pura e dura a tudo o que tenha a ver com esta coisa de exercício físico, particularmente a corrida... mas, tudo o resto, incluo no cesto de todas as modalidades possíveis! Odeio cansaço físico! Odeio transpirar, sim, transpirar! Odeio!! 

Gosto mesmo é de fazer transpirar! Sobretudo a quem é massagista de profissão!! ADORO!!! Trabalhem o meu corpo por mim, se faz favor e, façam-no bem feito, se não se importarem!

Bom, mas, porque eu apesar de tudo me cuido, estando perante o meu nutricionista que franze o sobrolho perante a balança e perante o resultado da massa gorda, blá...blá...blá, oiço-o, concordo inteiramente com ele, abano a cabeça em tom afirmativo apesar de o  meu corpo gritar em conjunto "NÃO" e, por sua recomendação devolvo-lhe:

- Certo! Concordo! Mas sugira então por favor,  uma modalidade;
- Dança!
- Gosto mas só de Kizomba e não tenho tempo!
- Máquinas no ginásio!
- Não sei se odeio mais as máquinas ou o ginásio!
- Corrida!
- Tá louco? endoidou de vez!!
- Caminhadas!
- Hum... da sala para o quarto! Do sofá para a cama! Concordo!
- Estamos a falar sério!
- Claro, também eu!( enquanto encosto as mãos ao rosto e enfadada continuo a ouvir...);
- Zumba?
- Nosssaaaaa!!! muita histeria junta e suor escorrendo!!! horror, até arrepio!!!
- Pilatos!
- Não gosto de bolas nem de exercícios de equilíbrio!
- Yoga!
- An??? Yoga?? hum... arrepiou pescoço, é capaz de funcionar? Isso faz transpirar? Se tiver que sair do consultório para muito longe, não tenho tempo, por isso é melhor esquecer!
- Arranjo-lhe uma instrutora para vir até aqui, que lhe parece?
- Ah!!! Bom, até começo a achar alguma piada! Bóra lá então?

Expectante com a iniciativa, entusiasmada com a possibilidade de por o corpinho a mexer, vamos ver como isto vai correr mas, tal quadradinho animado, para já o que sinto é, uma enorme vontade de FUGIR!!!

Vou devolvendo noticias...

mp&c





sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Só por hoje...






Hoje estou em modo azedo!!!!

Sabem,  aqueles dias em que os olhos abrem, o corpo mexe, os pensamentos fluem mas o que prevalece é o da irritação desmesurada que vem de onde não se faz a mais pequena ideia????E aí, apetece dizer bem alto e em bom som o nome do meu blog, insistentemente!!!!!!

Tou nesses dias!!!! E então, escrevo poesia :

Hoje, só porque é hoje,
Eu me detesto,
eu me infesto,
eu não presto,
eu me pejo
e despejo,
o resto do meu desejo
no meu verso...

Só porque é hoje
eu me detesto...
Só por hoje
eu me despeço...

mp&c....


sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Trocas a minha pela tua?



Ausento-me demais deste espaço e fico verdadeiramente surpreendida quando, consigo vir até aqui e  leio e me encanto, com pequenos textos que são colocados por blog's que sigo.

Hoje, encantei-me com o texto de "Momentos em Cápsulas", sobre a cápsula mágica que faz "cagar" dourado.... bom, acreditem que muitas vezes cago dourado para muita gente mas, claramente hilariante esta nova invenção! A minha, existe desde que, para muita gente, me apetece literalmente cagar dourado isto é, com classe!!! :-) :-)...

Mas, já agora, deixo-vos também esta!!! Vejam o que os nossos amigos japoneses, inventaram ou, criaram agora...

Um dia destes, entre internet, chat's, facebook's e afins, só faltam estas bonecas para preencherem vazios criados muitas vezes pelos próprios, ficando assim o problema da solidão resolvido, que vos parece??!

Hão-de haver por aí muitos homens satisfeitos... fantasia minha, claro!!!

mp&c


sábado, 25 de outubro de 2014

Raio dos 50 que vem por aí e não me deixam fo-d-r!!






" Aos 50 anos, a actividade sexual não tem a importância que assume em idades mais jovens"

Por favor, não deixem que menores de 18 anos tenham acesso aquilo que me apetece escrever e que vou escrever! Espero!


A afirmação que coloquei no inicio deste texto, consta de um acórdão do Supremo Tribunal Administrativo e serviu de justificação, segundo imprensa destes últimos dias,para reduzir a indemnização atribuída a uma mulher que, devido a um erro médico, nunca mais conseguiu manter relações sexuais, reduzindo, não só por isso, a sua qualidade de vida a um estado absolutamente despojado de sentires.

O Supremo Tribunal Administrativo está consagrado na Constituição da República Portuguesa, segundo a Wikipédia, " como órgão de cúpula da hierarquia dos tribunais administrativos e fiscais, aos quais compete o julgamento de litigios emergentes das relações, blá, blá,blá..."  "... compreende duas secções (...) que funcionam em formação de três juízes ou em pleno. (...) Cada secção é composta pelo presidente do tribunal, pelos respectivos vice-presidentes e pelos restantes juízes para ela nomeados..."

Mas está toda a gente fodida da cabeça????? Mas quem, no seu juízo perfeito diminui uma indemnização perfeitamente justa considerando que o erro médico apenas agravou uma situação (...), e que a existência de já dois filhos, mais a idade avançada (50 anos) que diminui a importância do sexo, só por si é mais que justificação suficiente para esse tipo de decisão?

Mas anda todo mundo louco, reduzindo a 2 ou a 5 dedos de conversa diária ou não, para não dizer de grosso modo, masturbação, a sua própria sexualidade? Não tenho nada contra as masturbações mas, para mim, quem toma e decide este tipo de justiça, só pode estar reduzido a uma inércia e fria sexualidade que  tolda os neurónios, reduzindo a libido a um olhar o  sexo como elemento  meramente decorativo do seu corpo que altera, consoante  o tamanho da excitação e que nada mais conta a não ser a ilusão fantasmática de poder onde, o desejo e a tesão alimentam um narcisismo exacerbado que anula, de uma forma clara, o direito do outro à sua própria sexualidade, desejo e tesão...

Mas, oh! mentes retrógradas e alucinadas, por onde andam, neste século em que todos se juntam e em  uma só voz, condenam diariamente  as mutilações genitais femininas  ou excisão feminina ou ainda, circuncisão feminina, prática esta ainda existente em países como na África e Ásia onde, através deste gesto, castram o direito ao prazer, amputando o clitóris da mulher de modo a que esta não possa sentir prazer durante o acto sexual???? Não acham que o que aconteceu por aqui, não foi também um acto de absoluta mutilação, perpetuado nos anos que restam na vida desta senhora que só faltará acrescentar que o facto da sua viuvez, só por si, também justifica a não necessidade de compensar esta terrível negligência médica...

Mas que c@r@!h$ de decisão é esta??? Serão todos os que a pensaram eunucos, frustrados e castrados  na sua própria sexualidade?

A sexualidade está sempre presente  nas várias etapas da vida de uma  mulher, oh! estúpidos, idiotas!!! O facto de a  partir de determinada idade a mulher deixar de poder procriar não quer dizer que por isso,  perca a sua capacidade de desejar e de ter prazer ! Bem pelo contrário! A maturidade do ser, imprime outro ritmo, outro estar, outro sentir, outro amar mas nunca retira a vontade de "sexar"!!


Esta decisão, e não acho que eu esteja errada, parece-me vir  impregnada de um certo sexismo! Esse mesmo que provavelmente  desvaloriza o desejo da intimidade da parceira, reduzindo-a a mero receptáculo de esperma ( como era vista na Grécia antiga), e que aceita como válidas, apesar de não compreendidas, as desculpas esfarrapadas para a não submissão a um  acto sexual! Nunca questionando a sua própria contribuição para a necessidade da mulher criar essas desculpas!!!!!! Lá diz o velho cliché "... não há mulheres frígidas e desprovidas de desejo, há homens claramente incompetentes" , pelo menos os que, enquanto juízes conselheiros,   estiveram por trás desta decisão!

Srs. Drs. Juízes Conselheiros, com todo o respeito que me merecem, que não é nenhum, vão todos levar no cu!!!!!!!!



Drs. Juízes Conselheiros, aconselho a leitura deste fantástico relatório



mp&c



sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Coisa alguma...



Nunca vos aconteceu isto???

Bom, dirão os entendidos das yogas e das meditações e de tudo  que exija  concentração, que é fácil atingirmos num tempo e num espaço cerebral, um estado profundo de coisa alguma!!!

Aqui para os meus lados, nunca chamei a coisa por esse nome mas, quando os meus se chegam a mim e dizem qualquer coisa como:

- Visto azul ou verde?
- A saia ou as calças?
- O fato azul ou o cinzento?
- Vamos aqui ou ali?
- Como carne ou peixe?

Eu respondo-lhes:

- Claramente num estado profundo de não sei... 

O silêncio impera por uns segundos! Os olhos chispam fogo! A boca contrai-se só pelo desejo do que se quer dizer mas, não se pode!

... e a vida continua...

mp&c












quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Pai que é pai...




Aqui pelos meus lados, num diário constante de carências afectivas, pela ausência, pela presença, pela presença mas em ausência de figuras parentais nos dias que antecederam desde sempre a nossa adultez, vou contendo, suportando e trabalhando, muitas horas de pai ou, falta de pai!

Pelos meus lados e pelos lados da maior parte dos psicólogos que beberam mais significativamente a abordagem dinâmica, costumamos dizer, em tom jocoso,  que " a culpa é sempre da mãe"! Se é que há, neste processo tão complexo de crescimento, culpados!! Mas enfim, afinal de contas, num processo natural,  o pai também existe...

E hoje, ao vir pela manhã, agoirando um dia cheio de sol, calor e acompanhada por esta  paixão enorme pelo que faço, voltei a pensar o pai numa realidade infantil!

Isto porque, junto ao endereço onde exerço, como em vários endereços por aí espalhados, localiza-se um colégio que vai desde a primária até ao 12º ano! Todos os dias e até chegar ao meu local de trabalho, perco cerca de 5, 10 minutos no trânsito que se acumula, devido à logística diária parental com os  vários pais e mães a deixarem os seus filhos para mais um dia de escola  igual a tantos outros...

Engraçado como me lembro do primeiro dia de escola da minha filha,onde eu, mais do que ela, respirava ansiedade, angústia e até mesmo pânico deste "primeiro dia do resto da sua vida..." passados tantos anos, ainda na semana passada, este sentir voltou. Numa outra fase, tanto minha quanto dela,  a mesma frase, bailou ao ritmo da vida dentro de mim, no seu primeiro dia de trabalho: " hoje é o primeiro dia do resto da tua vida..." ( grande Sérgio Godinho que escreveu isto há anos...)!
Coisas de mãe...


Bom, voltando ao tema, estando eu parada no trânsito, pendente de mais uma criancinha que saía do carro ou atravessava a passadeira, reparei que, quem as levava pela mão ou as tirava do carro com jeitinho, eram sobretudo os pais!

Não que não o façam com cuidado nem cheios de afecto mas, a forma como as levavam ou, puxavam ou, arrastavam, claramente, e faço por pensar assim, tinha tudo a ver com este problema da maior parte da população "FALTA DE TEMPO"!! As correrias diárias...

Mas, ver estas crianças, puxadas pelo seu herói, com a força que cada um dos pais coloca nas suas preocupações, pôs-me a pensar sobre este sentir infantil: já não basta a angústia de separação, os medos do não retorno, a pressa de "despejar", ainda terem que acelerar para chegar à meta destas emoções extremadas!

E aí, assistimos a várias cenas:
- o filho/a que quase vai pendurado, enquanto tenta desesperadamente carregar a mochila;
- o filho/a que vai à frente fingindo que é mais capaz do  que o pai de encarar a separação;
- o filho/a  que vai à frente, ele próprio puxando o pai e o outro atrás com dificuldade de deixar-se levar;
- o filho/a que caminha ao lado, de mão dada, firme, tentando desesperadamente ter a mesma amplitude de passo que a do seu pai;
- e o filho/a que, afastado, não teme fazer birra, estar amuado, triste, porque, não que não queira  ir para a escola mas, a ausência e a separação implícita neste ir deixa-o assim, só, sem herói! 

Dentro deste universo adulto possamos nós, num hiato de tempo criado e feito pela nossa vontade de o fazer, parar e voltar a sentir criança...

mp&c



segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Este filme é para ti ...



Este filme é para ti mami... eu não digo asneiras, tu sabes, só escrevo...

Tinha garantido a mim mesma que nesta minha escrita por aqui, não iria expor as minhas dores e os meus maus pedaços de caminho! Nunca foi essa a minha intenção quando me deixei enlevar  por este mundo dos blog´’s que , tal como digo no meu BI, me entusiasmou sobretudo por poder permitir-me escrever sobre tudo e sobre nada, sobre coisas sérias com humor e outras só porque sim mas, acima de tudo, um espaço que me desse espaço, para poder escrever sem preconceitos, cuidados ou limites, tal como o nome do meu blog sugere.

Mas, a vida é mesmo assim, cheia de imprevistos e, o que hoje é inquestionável e tomado como principio base, amanhã altera-se quase por magia!

Nestes últimos tempos não tenho escrito! Não só por excesso de trabalho, como escrevia há dias, estes amores e desamores desarmam e ocupam qualquer um  mas, também porque, apesar do expectável, ao estar mais perto  de uma realidade inevitavelmente dolorosa, o humor que está comigo numa relação estável há imensos humanos,  tem andado por aqui um pouco tímido e silencioso!

Escrever é terapêutico! Não me canso de dizer! Claramente algo que eu gosto muito! Isso e o sentido de  humor, apanágio só de alguns!

E ontem, junto ao meu pai,  que todos os dias desaparece mais um bocadinho confinado a um tipo de doença degenerativa ,como fica tão bem dizer-se actualmente e como fica tão bem ouvir-se, para quem está distante desta realidade e ainda bem, voltou a trazer até mim, assim, com um imenso carinho reflectido no seu olhar distante e ao mesmo tempo tão perto , uma gargalhada que saiu de forma tão espontânea  e limpa , enfeitiçando-me e trazendo com ela aquele homem que no alto da sua idade e sabedoria, sorria-me sempre  de forma cúmplice e sedutora, conquistando-me diariamente o afecto! Hoje, já quase não sorri! E como eu gargalhei!!!!
  
E voltou a  apetecer-me escrever…

Ontem, ao olhá-lo, deitado na cama, imóvel, sentindo-o vivo só pelo olhar, disse-lhe:

- Papi, lindo!!!!!! Estás acordado!!!! – Piscou os olhos sorrindo com eles e como tantas vezes o fazia perguntou-me:

- A mãe?

- Está na cozinha, papi!!

- Ela está bem disposta? -  Era o seu registo sempre que enfrentava “ a dama” sobre qualquer coisa que fosse que o levaria a questioná-la. Antes de, informava-se sobre  o estado do  “ terreno” :-) !

E eu desatei-me a rir à gargalhada, perguntando-me em silêncio qual seria a fantasia dele de enfrentamento com a sua “dama”! E ele sorriu, dando-me a ilusão de que tinha percebido o porquê da   espontaneidade do meu gargalhar!

Voltou-me a vontade de escrever papi!!!! Este texto é para ti, mesmo que não saibas sequer que ele existe! Eu sei !! E isso basta-me!!!!!



mp&c


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

A culpa é do AMOR ou, do DESAMOR?




Esta coisa dos afectos é verdadeiramente complicada!!!!

As estações do ano mudam! Não tanto, acreditem, como muitas vezes se  muda de namorado/a, de amante, de marido/mulher! E sofre-se como a porra!!!! Chove, deprime-se! Fica frio, deprime-se! Vem o sol, deprime-se!!!! 

Solução: substituir rapidamente um amor por outro amor porque a solidão é aterradora; a insuportabilidade da ausência do amor é mais que evidente!!!

Coitado do tempo que não tem culpa nenhuma!!! A culpa é do AMOR ou, do  DESAMOR!!!!

Vinda de férias, a "reiniciar" mais um ano de trabalho, é o que tenho e é, o que mais aparece no meu consultório: dores de amor!!!!

Nem a chuva lava estes corações desfeitos de tanto amar!!! "bóra" lá cuidar!!!! Tiram-me o tempo de escrita mas, VALE A PENA, trabalhar!!!!!

mp&c


terça-feira, 23 de setembro de 2014

O hacker chamou-me "um figo"... vá-se lá saber porquê...



Fiquei absolutamente e literalmente na merda quando, de repente, começo a receber sms e até telefonemas de amigos a avisarem-me que, provavelmente, alguém teria tido acesso à minha base de dados do gmail e tinha desatado a  enviar mail's com o título de "Ajuda" tendo  o texto como fundo a ideia de que eu estaria em Bristol de férias ( de facto, tinha acabado as minhas férias mas, não em Bristol!) e tinha sido vitima de um roubo em que tinha perdido, passaporte, BI, cartões de crédito, dinheiro, tudo, e que precisava com urgência que me enviassem 1500 libras para poder fazer face a todo o inconveniente que aquilo me tinha causado!

Ao ligar o computador e tentar perceber o que se passaria percebi de  imediato, deduzo que por questões de segurança, que tinha ficado sem conta! São instantes e segundos completamente desorganizadores!!! Percebe-se que se perdeu tudo! Tudo o que nos lembramos e tudo o que não nos lembramos mas que, naqueles instantes, temos a certeza absoluta  que iremos precisar!!!

Isto não é novo, sabemos isso! Mas, COMIGO foi!  E  foi tão estranha esta sensação de intrusão, violação e impotência ... alguém entrou na minha "vida", usou-a , fez dela o que quis e deixou-a assim, vazia , suja, sem nada...estavam por lá muitos mail's que eu escrevi e outros tantos que recebi; uns, com coisas banais, vulgares, outros, mais emotivos; aqueles que se escrevem a amigos que estão longe ou nem por isso, com os quais  se comunica de quando em vez, por este meio...

Estou a recuperar deste "roubo"!!! Felizmente consegui recuperar o endereço depois de dar voltas e voltas e mais voltas, aos pedidos que iam sendo questionados para garantirem a segurança da conta sobre a qual estava a ser solicitada a ordem de "restaurar"! Menos mal! Assim, fico com a certeza de que, pelo menos, o meu contacto continua o mesmo e como tal, espero eu,  irei continuar a receber mail's de quem e para quem, importo!!

Agora, porque afinal de contas toda a gente sabia menos eu, tenho uma password com letras e números e dois endereços de e'mail para evitar ficar sem nada se algo do género voltar a acontecer...Mas porque é que nunca me disseram nada sobre esta possibilidade de protecção? 

Estou de regresso...

mp&c



segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O meu meio de transporte favorito....



As férias para mim, para além de sinónimo de relax, descanso, família, sol, rir, gargalhar, enfim, tem um outro lado absolutamente apelativo e pelo qual eu aguardo o tempo necessário : o meu tempo de LER!!!!

Sem tempo, entre consultas e afazeres diários  rotinados por dias cronometrados e organizados ao milímetro e segundo,  fico reduzida à falta da 25ª hora, aquela que seria declarada "a minha hora da leitura"; e aí, as férias chegam e o meu marido, na altura de arrumar as coisas na mala ou no carro, grita (literalmente):

- A FNAC, vem connosco???
- Não , porquê?
- Por nada...

E lá vou eu, com O livro para ler; O livro para ler em substituição d' O livro, aquele que vou terminar; O livro para ler a seguir àquele que vou terminar; e, O livro que vem enquanto suplente, caso termine qualquer um deles; agora, ficar sem O livro, O livro que é e será sempre  o meu "meio de transporte favorito", isso é que não.

Ah! Para além dos livros técnicos, naturalmente, que também são bastantes. 

Então, a minha selecção para este ano, deixo-a por aqui. Já li os três primeiros, estou a acabar o quarto e ainda me sobra o quinto:

- A Rainha Ginga - José Eduardo Agualusa;
- Histórias de um Portugal Assombrado - Vanessa Fidalgo
- O Problema Espinosa - Irvin D. Yalom
- Abraço - José Luís Peixoto
- A Louca da Casa - Rosa Montero

Já li O livro, o substituto, o substituto do substituto e agora vou para o substituto do substituto do substituto ; ainda bem que trouxe mais...

Como li por aí: " Livro é tão bom que deveria até ser elogio tipo, você é tãooo livro"!!!

mp&c



domingo, 7 de setembro de 2014

Tatuar ou não tatuar, eis a questão...


Eu tatuo, tu tatuas, ele tatua....

Eu gosto de tatuagens!!! Quem me lê, daí, eventualmente pensará, se já não terei idade para ter juízo, tendo em conta que nasci entre os anos 60 e 70 do século XX! Mas gosto. Mesmo que refile com a minha filha que volta e meia, meia volta, tatua mais uma;( não sei com que direito refilo mas, não consigo remeter-me à ausência de critica  :-). Coisas de mãe, provavelmente!!! ) . Não  deixo é de lhe sugerir que faça em locais do corpo que possa proteger q.b. , de forma a não ter que se expor muito ,sobretudo em momentos e ambientes em que, o facto de ter tatuagens, pode ser sinónimo de exclusão...

Não vou por aqui dissertar sobre a exclusão em determinadas empresas de possíveis funcionários só pelo facto de terem o corpo tatuado. Entendo que se não fosse por isso, seria por outro motivo e que muitas vezes será a única razão palpável, para quem contrata, de justificar a sua não entrada no quadro da instituição. Provavelmente, muitas empresas, já perderam funcionários excepcionais, de uma dedicação extrema e altamente profissionais, só pelo facto de se permitirem ser quem gostam e fazerem aquilo que a liberdade lhes permite mas, enfim...

Bom, continuando, as tatuagens, já todos sabemos, são desenhos com carácter permanente feitos na pele humana de forma subcutânea através da introdução de pigmentos coloridos por agulhas; é uma forma de arte ancestral com significados únicos e absolutamente aceites e compreendidos em culturas diversas. Os tipos de desenhos são variados e sujeitos a quem escolhe; ou, usados em determinadas culturas, para marcar passagens de patamares de desenvolvimento no crescimento de quem os usa e ostenta no corpo; 

Quanto a mim, gosto porque sim!! Não procuro um significado para... Gosto e faço disso um gesto estético de puro prazer ( quer dizer, de prazer não tem nada porque dói como a porra!!!!).

Tenho algumas! Uma é comum a mim, à minha filha e ao meu marido, tatuada em sítios do corpo diferente; outra, disfarça uma cicatriz, símbolo de um momento da minha vida (afinal de contas uma tatuagem também pode ter um efeito terapêutico!); ainda outra, à volta do meu pulso, é uma frase que define o que os meus sentem por mim; outra, é a minha borboleta azul que nunca me foi possível ver  e por isso, resolvi criar a minha privada! e esta última, começou como uma erva "daninha", apelidada por alguém para se meter comigo e, ao fim de uns anos, transformou-se numa estaca linda de cerejeira... 

Todas foram pensadas e feitas num hiato de tempo, justificado e perfeitamente claro quanto ao porquê da coisa...

Esta, que aqui exponho, é a mais recente marca na "história" da minha vivência, escolhida e definida pela minha filha... 

Obrigada bicho lindo da mami pelo porquê e cuidado na escolha... mas isso, fica só para nós ;-)...


mp&c




quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Raiva versus linda...




Ás vezes, é difícil!!!

Até que eu me ponho linda de morrerrrrr, me enfeito tipo artista de cinema ( por aqui é mais novela, certo?), coloco a flor mais linda no cabelo, fico tipo hippie chic, até ponho salto alto mas não de 15cm, perfumo-me com aquele aroma de fazer cócegas agradáveis no nariz de quem passa por mim e bastam 2 segundos para virar receptáculo de sopa de criancinha de 3 anos!!!!!!

- Peço imensa desculpa!!!! 
( Penso: Peça, peça muita, desgraçada de mulher que não controla os impulsos da sua criança!!! Não sabe sentá-la à mesa e obrigá-la a  ficar lá até terminar? Não, não deve saber, se não, isto não acontecia!!! Vem uma pessoa relaxada de um dia de praia, banho tomado, pronta a deliciar-se  com qualquer tipo de iguaria da zona e só tem é vontade de voltar para trás, tal o odor de sopa de cenoura regada a azeite!!!! E agora o que é que eu faço????)

- Não tem qualquer problema! Eu entendo!
(Resposta adequada!!!)

Ok... Consegui, apesar de tudo, continuar linda mas, fiquei com raiva!!!

mp&c


terça-feira, 2 de setembro de 2014

Uma questão de altura…





Não sou uma “gaja” alta! 

Tipicamente portuguesa, alfacinha de gema, saí totalmente aos meus; baixinha, fico-me pelos meus doces ( é a família que diz)  1,59m.  Ah!!! Mas já tive 1,60m; naquela altura em que se faziam filas imensas para se tirar o bilhete de identidade e as medições, estranhissímas,  passavam, para além do "medidor", pelo desconto do tamanho do salto feito pelo olhar humano de quem nos media. Bem, lá  diz o ditado popular que quando vamos para velhos, ficamos mais pequenos! Não acho piada nenhuma a isso, reconheço…

Bom, a minha irmã, pouco maior que eu ( ela acha-se claramente mais alta do que eu, mas,  “descalçinhas”, estamos ela por ela) tem uma paixão pelos sapatos onde as alturas, disfarçadas de gente elegante, levam-na a um patamar de modelo  Armani!

Eu não! Eu gosto mesmo é de pé no chinelo, apesar de reconhecer que ela está cheia de razão quando diz que a elegância, passa pela postura e altura. Ok… eu percebo isso! E é verdade que quando me vejo obrigada a usar em algum evento que justifique, de repente, olho todo o mundo do alto dos meus 15 cm e sinto que alguém, perdido naquela imensidão de gente que normalmente está neste eventos, me olha de baixo para cima. Não é arrogância de patamares superiores, acreditem, é só uma “merda” a deixar-me convencida ;-) ! E também sei que não há superfície possível de reflectir a minha imagem para a qual eu não olhe e tenha aquele movimento de me baixar, porque estou alta de mais, para me conseguir ver e admirar. Não sei se é narcisismo puro ou, simplesmente, prazer por me ver alta.

Mas, estou de FÉRIAS!!!!! Num momento da vida alto mas, a usar chinelo baixo… Olhando o mar, gargalhando sol, fitando feita louca , presa a umas preguinhas do ventre que retém o meu ímpeto e que impedem de me atirar ao Sr. que passa e inofensivamente grita: “bolinhas de berlim, quentinhas, acabadas de fazer”;  e elas, na minha imaginação, dançando quizomba, roçando açúcar nos meus dedos colados ao lábios, tentam-me e tentam-me… e eu não resisto!!!


Venham saltos de 15 cm, num momento baixo da vida, para me elevarem à elegância feita altura…

mp&c


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

E o Setembro, meu delicioso Setembro...





Não me lembro,desde que me emancipei da vida de solteira, isto é, casei, de tirar férias em outro mês que não o mês de Setembro...

No pico dos meses de Verão, entre Julho e Agosto, eu gosto mesmo é de estar na cidade, de nome Lisboa, mesmo que esteja a trabalhar. E perante esta cidade que se transforma, eu me apaixono mais uma vez por ela. E voltamos a estar numa relação... Passeamos de mão dada pelas ruas; ouvimos os sons musicais que ecoam entre as colinas; levantamos o olhar da correria diária e olhamos o rosto de quem passa feito sorrisos; reparamos no novo, feito progresso, que surpreende; envolve-mo-nos  nas noites quentes de Verão...E é absolutamente delicioso...

Mas este ano, apesar do nosso reencontro, não tivemos o tempo enquanto aliado.  

E chegou Setembro!! E, tal como sempre me habituou, com ele vem o bom tempo, tempo de férias! Aí está o meu mês, sorrindo, abrindo o peito, trazendo o sol ,perdoem-me a insinuação, SÓ PARA MIM!!!!!

E aqui vamos nós, como terão ido a  maioria dos portugueses em férias, para modo sul, abertos ao sol, à água ( espero que esteja menos fria ), à areia, ao relaxar ao som do mar, ao riso fácil, à partilha e sobretudo a uma entrega muito especial: ao afecto em família, tendo o tempo como cúmplice!


Por agora, enquanto a filha termina o último ano da faculdade, ainda somos três expostos a estas vivências familiares veraneias mas,  por força de um crescer e tornar-se adulto, logo, logo, terá o seu próprio mês de verão. Até lá, deixemos a felicidade entrar e instalar-se durante as próximas duas semanas debaixo de um chapéu de sol, tendo-nos a nós como companhia...

Quanto a mim, entre um livro e outro, entre um mergulho e um relacionamento com o sol eu irei continuar por aqui, dando voz ao meu relax, ao meu estar e fazer... 

Afinal de contas, a minha escrita não me dá férias e eu, não me importo nada com isso...

E já agora, para quem tal como eu, vive uma relação assumida com o mês de Setembro, BOAS FÉRIAS!!!!

mp&c


sábado, 30 de agosto de 2014

Ne me quittes pas...







Já ficou claro como sou fã de Maria Gadú, certo?  é evidente que sim, que sou fã... e amei o concerto no Coliseu dos Recreios que há pouco mais de 2 meses ela deu por cá...

Mas, depois do último texto que coloquei por aqui em jeito de desabafo de uma amiga minha, achei que esta música se enquadrava lindamente, ao "colocar dela a jeito", de mais uma vez ser "flechada" pelo nosso amigo cupido... porque depois das fugas, do esconde,esconde, do desaparece e finalmente um render-se ao amor, como ela refere tantas vezes ,  fica um grito de alma de: "ne me quitte pas"...

Minha doce amiga, esqueça lá isso... retenha o seu tempo no luto, chore mais uma vez, reinvente-se a seguir, mas, não deixe nunca de amar... os restos de um romance, podem ser os princípios de vários outros...

mp&c

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Fica longe de mim....




Uma amiga minha  ainda ontem  me dizia qualquer coisa do género:

- Merda, porra e c@r@!$% para tudo o que diga respeito aos afectos! Tomo tento no que faço, com quem faço, como faço; fujo de quem me bajula no excesso como se eu fosse a única mulher do mundo; corro a sete pés de quem me garante que sou o amor da vida dele; ejecto-me para kms de distância, como se disso dependesse a minha vida, fugindo de olhares de carneirinho mal morto que fazem emergir em mim aquele lado maternal; Tremo e desato numa correria imparável quando a tesão se apodera até do poro mais recôndito do meu corpo;  fico no escuro três dias e recuso-me a sair, se alguém me aparece à frente com tudo isto que eu enunciei atrás; porque se não o fizer, "penso eu de que": desapareço!

E mesmo assim , f-dassssssssssssssseeeeeeeeeeeee, a seta do cupido algures neste universo imenso, roda, rodopia, engasga e acerta no alvo, que sou EU!!!!! Eu até nem sou grande! Sou pequena! não tenho largas curvas! Desapareço neste imenso mundo de seres que por aí andam, grandes, anafados , o que quer que seja, caraças!!!!! Porque tudo EU?? Tudo EU???????
Recuso-me a amar mais uma vez!!!!

Isto diz ela! Cá para mim, que não me ouve, responderia qualquer coisa do género:
- Desista querida!! Entre curvas, contracurvas, subidas, descidas, perigos na estrada, a seta vai sempre acertar porque, sempre que isso acontece, claramente "pôs-se a jeito"!!!! E afinal de contas, esta coisa do cupido até é tão boa e às vezes,  não há tesão que resista!!!!!!

mp&c



terça-feira, 26 de agosto de 2014

Desafio aceite!!!!




Este desafio foi-me proposto pela autora do http://momentosemcapsulas.blogspot.pt/ ... Ainda em início de carreira, o mp&c aceitou o desafio!!! 

As regras são simples:

-O desafiador deve fazer 5 perguntas sobre o(s) blog(s) escolhido(s)
-O desafiador deve deixar os links dos blogs que desafiou
-O blog que for desafiado deve mencionar quem o desafiou
-Só é permitido criar perguntas SOBRE o blog
-Os blogs desafiados devem ser informados disso e responder nos comentários se aceitam ou não.


Perguntas e respostas:


1 - O que te fez criar o blog?
Bom, sinceramente, ainda hoje me questiono francamente o que me levou a criar um blog! Já há algum tempo, de mansinho, a vontade de escrever em prosa, pese embora o meu forte ser poesia, foi crescendo sem dar muito por isso. E de repente, um dia, conversando com uma amiga, a consistência da ideia começou cada vez mais a vingar e a ocupar os meus pensamentos. Então, entre o divino odor trazido pelo Deus Baco e o sabor sentido pelo nosso paladar feito divino, ela desafiou-me. Não resisto a um bom desafio!! E assim, cá estou eu, feita palavras...



2 - Como escolheste o nome para o teu blog?
Continuando pelo Olimpo de Baco, dialogando entre risos e gargalhadas ainda com a mesma amiga, na hora do desafio, à pergunta: - E sobre o que pensas  escrever?  Eu respondi-lhe: -  Pergunta-me antes sobre o que não quero escrever! E isto, eu tinha como dado adquirido: não queria escrever sobre moda e tudo o que a ela diria respeito; sobre culinária e as essências necessárias para excelente pratos; sobre filhos porque, já tenho uma crescida que é o meu orgulho e isso não me deu diploma para poder falar e botar conselhos sobre isso; sobre viagens porque eu gosto é mesmo das minhas e a partilha fica no meu mundinho; isto é , não me apetecia escrever sobre algo que, na minha fantasia,  estaria já esgotado de ser lido ! E à pergunta:-  Então sobre o quê?? Respondi: - sei lá!!! Olha, sobre "merdas porras e c@r@!ho&!!! A gargalhada, espontânea, de ambas, sem interferência clara do Deus Baco, ditou que assim fosse! E assim nasceu o " Escrever sobre merdas, porras e c@$@!?*$ "



3 - Em que te inspiras para escrever os posts?
Isto pode rasar um certo narcisismo mas, inspiro-me em mim e no que os meu olhos reflectem... Isto é, escrevo sobre o que gosto, sobre o que não gosto, sobre o que me irrita, sobre o que me faz feliz, sobre o que me chama a atenção no palmilhar diário da vida, sobre o que não devia existir mas está por aí contrariando o nosso viver ( faz parte!) , sobre o que nos impede de continuar e o que nos obriga a parar, sobre o nosso direito a ser felizes, sobre o  medo interno de se ser feliz, sobre as perdas e as angústias, enfim, sobre esta questão que ultrapassa séculos de história: Que é isto de estar vivo? Finalizo sempre com uma pitada absolutamente deliciosa, de um certo humor à mp&c... ! Nosssssssaaaaaa!!! Como gosto!!!!





4 - Qual foi o post que mais gostaste de escrever, até agora?
Bom, estou ainda a dar os primeiros passos. Afinal de contas, só nasci em Junho!! Mas, talvez o http://escrevermpc.blogspot.pt/2014/08/afinal-anda-muita-gente-quecar-por-fora.html - " Afinal, anda muita gente a quecar por fora". Pelo gozo que me deu o momento dessa "descoberta" entre amigas e, o gozo difícil de conter, ao escrevê-lo!! 



5 - O que diria o blog acerca de ti, se pudesse falar? 
Estado civil: Desobediente!!! Definitivamente resume o meu lado mais rebelde de desobediência, que emergiu  nesta altura e etapa da minha vida!



Jogo na mesa, os dados estão lançados e o desafio de responder a estas 5 questões passa para os seguintes bloggers:




- http://apsicologaquetambemeblogger.blogspot.pt/


Qualquer outro blogger que leia este post sinta-se convidado a participar e desafiado a fazê-lo … Game on!